Habilidades
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da
vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a
escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram
produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em
relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da
forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios
sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o
suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos,
imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando
antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos,
checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações
explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido
produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos
multissemiótico.
(EF35LP03) Identificar a ideia
central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto
lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações
implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de
palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase
ou do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir
um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação,
vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para
esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de
palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e
usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como
recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias
em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando
recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos(
tipos de balões, de letras, onomatopeia)
Objetivo de aprendizagem:
-Produzir histórias em quadrinhos com
autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada
situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com
sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a
história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos
textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais
e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas
linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade
temática entre os quadrinhos.
Garopaba, 22 de maio de 2020.
Atividades
1- Reescreva
as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal
correspondente:
a) Cláudia gosta
muito de estudar.
b) As mulheres rodearam
a criancinha.
c) Os estudantes participaram
da festa.
d) Mauro é o melhor
advogado da cidade.
2- Reescreva as frases abaixo,
completando-as com o pronome EU ou MIM.
a) Vovô deu dinheiro para ______ comprar
figurinhas.
b) Aquelas flores são para ______?
c) O tênis preto é para _______jogar
futebol.
d) Este caderno é para ______ fazer
redações.
e) Esse doce é para você e este é
para ________.
Acabei tudo Filipe
ResponderExcluirFinalizei as atividades.RAÌSSA
ResponderExcluirEronides ok
ResponderExcluir