Correção
das atividades de MATEMÁTICA –
02 de
abril de 2020 e 09 de abril (decimais)
1. Observe o número:
782 443
Quantos algarismos esse número tem?
R:Este número possui 6 algarismos.
Escreva o número por extenso.
R:Setecentos e oitenta e dois mil e quatrocentos e
quarenta e três.
Qual o valor absoluto do número 7?
R: O valor absoluto de 7 é 7.
Escreva o valor relativo do número 2.
R:O valor relativo de 2 é 2.000.
Qual é o valor posicional do número 4, na
2ª e na 3ª ordem?
R: Na segunda ordem ele corresponde a 40, já na
terceira ordem ele vale 400.
2. Observe o número que está representado
no quadro.
Responda:
Escreva o número por extenso:
R:Trezentos e cinquenta e quatro mil cento e setenta e
nove.
O algarismo 5, que está na 5º ordem,
representa qual valor posicional? E o que está na 3º ordem, qual valor
posicional ele representa?
R: O algarismo 5 representa 50.000, já o que está na
terceira ordem representa 100.
Escreva o valor absoluto e o valor relativo
do algarismo 3 que está na 6º ordem.
R: O valor absoluto do 3 na 6ª ordem seria 3, porém
seu valor relativo é 300.000
3. Represente os números no quadro valor
de lugar.
a. 382305
b. 769301
c. 35080
d. 4129
2ª classe
|
1ª classe
|
||||
Centena de milhar
|
Dezena de milhar
|
Unidade de milhar
|
Centena
|
Dezena
|
Unidade
|
6ª ordem
|
5ª ordem
|
4ª ordem
|
3ª ordem
|
2ª ordem
|
1ª ordem
|
3
|
8
|
2
|
3
|
0
|
5
|
7
|
6
|
9
|
3
|
0
|
1
|
3
|
5
|
0
|
8
|
0
|
|
4
|
1
|
2
|
9
|
4-Escreva o número que está representado
no ábaco.
456.789
5- Desenhe um ábaco e represente um
número que contém as seguintes características.
a. O valor absoluto que está na dezena de
milhar é 3.
b. O algarismo 2 está na 1ª e na 4ª
ordem.
c. O valor posicional do 8 é
800000.
d. O valor relativo do 2 é
200.
Na dezena, está o algarismo 3
6-Leia os números a seguir e escreva-os
utilizando algarismos:
a. Quinhentos e noventa e seis mil
oitocentos e quarenta e cinco = 596.845
b. Novecentos e um mil duzentos e
sessenta e nove = 901.269
c. Oito mil oitocentos e quarenta e sete
= 8.847
d. Cento e seis mil e cinco = 106.005
e. Quinhentos mil e quinhentos = 500.500
7-Organize e apresente os números da
atividade 6 em ordem crescente:
8.847 – 106.005 – 500.500 – 596.845- 901.269
8- Escreva os números a seguir por
extenso:
a. 25.675: vinte e cinco mil seiscentos e
setenta e cinco
b. 25.975: vinte e cinco mil
novecentos e setenta e cinco
c. 9.638: nove mil seiscentos e trinta e
oito.
d. 96.380: noventa e seis mil trezentos e
oitenta.
e. 64.186: sessenta e quatro mil cento e
oitenta e seis
9- Analisando os números da atividade
anterior,complete com o antecessor e o sucessor.
25.674 - 25675- 25.676
25.973 -
25.974 -
25975
9.638 -
9.639 - 9.640
96.379
- 96.380 - 96.381
64.186 -64.187
- 64.188
164.096
- 164.097-164.098
10-Complete os cálculos a seguir com a
incógnita que está faltando:
a. 690 – 234 = 456. b.
1567 – 802=
765.
c. 2734 – 987 = 1.747 d. 1.756 + 134 = 1890.
11-Calcule mentalmente:
a. 86 + 77 = 163
b. 529 +
77 = 606
c. 894 + 707 = 1.601
d. 963 + 707 = 1670
e. 2402 – 70 = 2.332
f. 7305 –
700 = 6.605
12-Observe os pares de números a seguir e
circule o número maior:
a. 45100 — 55100
b. 150623 — 150627
c. 191185 — 191187
d. 9638 — 96380
e. 98604 — 95108
f. 64186 — 164098
13-Componha
os números abaixo:
a) sete centenas + duas dezenas + cinco
unidades = 725
b) uma centena + sete dezenas = 170
c) três centenas + oito unidades = 308
d) cinco centenas + quatro dezenas + seis
unidades = 546
e) oito centenas + cinco dezenas + nove
unidades = 859
f) duas centenas + sete dezenas + três
unidades = 273
g) cinco centenas + nove dezenas = 590
14-Decomponha os números abaixo:
a) 77 = 70+ 7
b) 98 = 90+8
c) 482 = 400+ 80+ 2
d) 734 = 700+ 30 + 4
e) 103 = 100+3
f) 57 =50+ 7
g) 340 = 300+ 40
15- Componha os números abaixo:
a) 300 + 30 + 9 = 339
b) 600 + 90 = 690
c) 100 + 40 + 2 = 142
d) 200 + 8 = 208
e) 400 + 50 = 450
f) 700 + 3 = 703
g) 500 + 30 + 4 = 534
16-Agora escreva por extenso os números
ordinais:
a)89º- octogésimo nono
b)43ª- quadragésimo terceiro
c)33ª- trigésimo terceiro
d)12º-
décimo
segundo
e)21º- vigésimo primeiro
f)15º- décimo quinto
g) 11ª- décimo primeiro
h)30ª- trigésimo
17-Se você mora em um apartamento no nono
andar e sua mãe mora cinco andares acima, em qual andar ela mora?
Escreva a resposta com algarismos e por
extenso.
R:14ª décimo quarto
18- Um passageiro entrou no sexto
vagão de um trem. Qual é o vagão da frente e o de traz deste em que o
passageiro está?
R:Vagão da frente 5º quinto, vagão de traz 7ª sétimo.
19-Pensando nos meses do ano, diga qual a
posição ordinal dos meses janeiro, maio, setembro e dezembro.
R:Janeiro 1º (primeiro), Maio 5ª (quinto), Setembro 9º
(nono) e dezembro 12º (décimo segundo)
20-Represente os ordinais com algarismos:
a) trigésimo sexto: 36º
b) sexagésimo sétimo: 67º
c) trigésimo oitavo: 38º
d) octogésimo primeiro: 81º
e) nonagésimo sexto: 96º
f) tricentésimo: 300º
g) sexcentésimo: 600º
h) centésimo quinto: 105º
i) setuagésimo
terceiro: 73º
j) quadringentésimo
trigésimo: 430º
21-Recorte e cole em seu caderno o
calendário do mês de abril e responda:
a.Em que dia da semana cai o 3º dia deste
mês?
R: sexta-feira
b.No 7º dia do mês comemoramos o dia
Mundial da Saúde. Que dia da semana cai?
R:Terça-feira
c.No 2º domingo do mês, será comemorado a
páscoa. Em que dia do mês acontecerá esse evento?
R: Será no dia 12 de abril.
d.Escreva em ordinal os primeiros 10 dias
do mês:
R:primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto,
sétimo, oitavo, nono, décimo.
e.Se fizermos uma provinha no último dia
do mês, ela será feita no 30 dia.
22-Coloque em ordem crescente a
classificação dos alunos do 4º ano de Medicina.
Fábia 112º, Marge 106º, Lúcia 141º,
Fernanda 95º, Rachel 101º , Gustavo 251º,
André 862º, Antony 628º, Alex 110º, Edu
396º, Elza 511º, Andrey 207º
Fernanda 95º
Rachel 101º
Marge 106º
Alex 110º
Fábia 112º
Lúcia 141º
Andrey 207º
Gustavo 251º
Edu 396º
Elza 511º
Antony 628º
André 862º
*Resolva as páginas:23 e 27 do livro de
Matemática.
Atividades decimais – 09 de
abril.
Atividades decimais – 09 de abril.
Atividades
1-Represente os
números decimais no quadro.
Parte
inteira
|
Parte
decimal
|
|||||
Centenas
|
Dezenas
|
unidades
|
,
|
Décimos
|
Centésimos
|
milésimos
|
3
|
8
|
,
|
2
|
4
|
5
|
|
0
|
,
|
2
|
6
|
0
|
||
1
|
,
|
0
|
5
|
7
|
||
0
|
,
|
0
|
3
|
|||
0
|
,
|
0
|
1
|
3
|
||
1
|
,
|
0
|
3
|
|||
4
|
,
|
3
|
2
|
|||
5
|
,
|
3
|
0
|
6
|
||
1
|
,
|
9
|
||||
1
|
3
|
,
|
0
|
6
|
||
4
|
,
|
5
|
2-Escreva
por extenso os números decimais abaixo:
a) 2,55- dois inteiros e cinquenta e cinco centésimos
b) 0,89- oitenta e nove centésimo
c) 3,001 – três inteiros e um milésimos
d) 54,05- cinquenta e quatro inteiros e cinco centésimos
e) 0,03- três centésimos
f) 0,5 – cinco décimos
g) 0,62 – sessenta e dois centésimos
h) 7,23- sete inteiros e vinte e três centésimos
i) 90,5 - noventa inteiro e cinco décimos
j) 1,1- um inteiro e um décimo
3- Arme
e efetue: ( Atenção: vírgula abaixo de vírgula)
a)
5,45 + 2,31=
5,45
2,31
7,76
b)
0,907 + 0,08=
0,907
0,08
0,987
c)
0,98 + 1,49 =
0,98
1,49
2,47
d)
6,35 + 5,6 =
6,35
5,6
11,95
e)
519,7 + 46,2 =
519,7
46,2
565,9
f)
5,945 + 15,606 =
5,945
15,606
21,551
g)
0,009 + 3,670 =
0,009
3,670
3,679
h)
1,94 + 0,368 =
1,94
0,368
2,308
i)
3 – 2,45 =
3
2,45
0,55
4-Escreva por extenso os números
decimais:
a) 0,1 um décimo
b) 0,03 três centésimo
c) 0,005 cinco milésimos
5- Usando algarismos, escreva na forma
decimal:
a) sete décimos 0,7
b) sete centésimos 0,07
c) sete milésimos 0,007
d) doze décimos 1,2
e) doze centésimos 0,12
*Resolva a página 167 do livro de matemática.
*Utilize a ferramenta abaixo Comentário, e escreva quais as suas dúvidas em relação a este conteúdo. Você percebeu que na última publicação de matemática foi apresentado um conteúdo novo chamado DECIMAIS.
Você conseguiu compreender o texto explicativo para resolver as atividades?
Você já conhecia esse conteúdo?
Conseguiu realizar as atividades sozinho ou precisou de ajuda?
Você consegue apontar lugares e situações na qual utilizamos os decimais?
Dê sua sugestão de como você quer que esse conteúdo seja explicado.
Responda essas perguntas acima no comentário abaixo e se possível deixe o seu nome. A sua resposta ajudará a melhorar seu entendimento em relação ao conteúdo abordado.
Atenção, amanhã será publicado no blog as atividades de Língua Portuguesa para correção.
Agradeço pela sua colaboração!
Sim, não,em algumas questões precisou de ajuda,sim, acredito que seria mais fácil a compreensão de decimais se fosse dado primeiro o estudo de frações.
ResponderExcluirObs: ficou um pouco confuso a parte de diferentes formas de leitura de números decimais. Marcelle, mãe do João Vitor. Obrigada!
Oi Profe!
ResponderExcluirRespostas:
* Você conseguiu compreender o texto explicativo para resolver as atividades? - do caderno sim, do livro não
* Você já conhecia esse conteúdo? Não
* Conseguiu realizar as atividades sozinho ou precisou de ajuda? Fiz um pouco sozinho e ajuda um pouco
* Você consegue apontar lugares e situações na qual utilizamos os decimais? Peso das pessoas
Profe- preciso entender frações
oi prof terminei o tema de portugues\nicolas danesi
ResponderExcluirEnzo Maruggi
ResponderExcluir1 - sim, consegui entender, mas no livro não tinha conseguido porque estava na página errada,já fiz na página certa e entendi
2 - Não conhecia este conteúdo
3 - Precisei de ajuda para entender a matéria, mas depoisfiz os exercícios sozinho
4 - sim, medidas de peso e bebidas,colocação em campeonatos
1. Entendi os decimais e nãoentendi as frações,mas jáfiz a pagina certa das atividades
ResponderExcluir2. não
3. tive ajuda para entender os decimais e em alguns exerercicios tambem
4.sim,medidas
Oi Profe aqui é o Marcus. Entendi os decimais as frações ainda tenho dúvidas. Precisei de ajuda pra realizar as atividades. Decimais usados em medidas, pesos....
ResponderExcluirParabéns, professores, alunos e família pela dedicação!!
ResponderExcluirIsabella Carlsem ok
ResponderExcluirIsa cabral
ResponderExcluir1 sim
2 sim
3 sim precisei de ajuda
4 peso,litro,altura,kilos de alimentos
ERONIDES OK
ResponderExcluirNão gostei
ResponderExcluir