quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Ciências

 


1-Assinale qual das alternativas abaixo corresponde a uma das etapas do ciclo hidrológico que ocorre exclusivamente em áreas continentais.

a) Percolação

b) Evaporação

c) Precipitação

d) Umidificação

 

2-O ciclo da água na natureza é formado pelos seguintes elementos:.

 

( ) nuvens, cristais de gelo, neblina.

 ( ) chuva, nuvens, neblina.

 ( ) vapor de água, névoa, neblina.

 ( )toda água existente no planeta

 

3-Quando a água contida nas nuvens se transforma em chuva ocorre:.

 

( ) precipitação.

 ( ) evaporação.

 ( ) infiltração.

 ( ) filtração

 

4-Marque V para verdadeiro e F para falso:

 

   ) o vapor de água que sobe da Terra para a atmosfera, encontrando camadas mais frias, se condensa e forma as nuvens.b.

 (   ) no ciclo da água, a chuva não tem importância fundamental para os animais e plantas.c.

 (   ) a água das nuvens precipita-se na superfície terrestre em forma de chuva, neve ou granizo.d.

 (   ) no solo, a água da chuva pode escorrer até um rio, lago ou mar.e.

 (   ) a evaporação da água umedece o ar que respiramos.f.

 (   ) nas cidades poluídas, a água das chuvas pode trazer com ela substâncias diversas e micro-organismos que estavam em suspensão no ar


terça-feira, 1 de setembro de 2020

Geografia

 

1.Explique sobre os diferentes tipos de desemprego.

2.Identifique que tipo de desemprego se trata.

 

Involuntário, as demais ocorrem devido a crise econômicas. Exemplo: demissões na época da pandemia.

 

Acontece devido ao avanço tecnológico, corre mais na agricultura e na indústria.

 

Desemprego natural, quando se vai em busca de algo melhor.

 

Ocorre na agricultura e no turismo. Exemplo: os empregos de temporadas.

 

3.O que são empregos de temporada?

4.Nos dias de hoje, qual o desemprego que mais está ocorrendo?

 

Língua Portuguesa

 

Leia e responda:

Balas para Crescimento

INFORMAÇÕES AO PACIENTE: Este medicamento deve ser mantido ao alcance de crianças, adultos e idosos para ser usado sempre que necessário.

APRESENTAÇÃO: Pacote com 50 balas coloridas.

COMPOSIÇÃO: Cada bala contém ingredientes em grandes dosagens.

Amizade........................................mg de verdade

Amor..............................................mg incondicional

Beleza.............................................mg do coração

Esperança......................................mg de determinação

Fé....................................................mg da alma

Fraternidade.................................mg de compaixão

Humildade....................................mg de simplicidade

Companheirismo..........................mg de boas atitudes

Outras virtudes............................mg sem limites

INDICAÇÕES:
Bala rosa – traz para você a simpatia das pessoas à sua volta.
Bala branca – acalma a agitação e garante a paz.
Bala vermelha – combate o desânimo.
Bala verde – é vacina para quem estiver aborrecido e magoado.
Bala amarela – ajuda a pensar na solução de problemas.
Bala azul – acalma, reforça o bem-estar e o sossego.

CONTRA INDICAÇÕES: Pessoas egoístas e mesquinhas que não se dão a oportunidade de mudar.

REAÇÕES ADVERSAS: Pode causar dependência. Durante o tratamento, o paciente poderá apresentar sintomas de bem-estar e verificar que está se tornando uma pessoa melhor.

POSOLOGIA: Crianças, ingerir uma bala diferente uma vez por dia. Adultos, ingerir todas as balas duas vezes por dia.

VALIDADE: Agora e sempre.

 

 1-Esse tipo de texto serve para:

a) (     ) instruir e informar.                                                         

b) (     ) instruir e divertir.

c) (     ) instruir e partilhar um sentimento.

d) (     ) instruir e divulgar algo.

 

2. No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:

a) (     ) as situações contra indicadas no medicamento.

b) (     ) os componentes que fazem falta ao homem.

c) (     ) os elementos que formam o medicamento.

d) (     ) os produtos que causam aborrecimentos.

 

3. Quem pode usar esse medicamento?

a) (     ) Pessoas egoístas e mesquinhas.

b) (     ) Todas as pessoas.

c) (     ) Pessoas que não se dão a oportunidade de mudar.

d) (     ) Pessoas que querem viver melhor.

 

4. Como os adultos devem tomar essa medicação?

a) (    )  Ingerir  três vezes ao dia, duas balas

b) (    ) Ingerir duas vezes ao dia uma bala

c) (    ) Ingerir uma bala , uma vez ao dia

d) (    ) Ingerir todas as balas, duas vezes ao dia

 

5. “Bala rosa – traz para você a simpatia das pessoas à sua volta”. Nessa frase, as palavras em destaque indicam:

a) (     ) 1º pessoa.

b) (     ) 2ª pessoa.

c) (     ) 3ª Pessoa

d) (     ) 1ª e 2ª Pessoa

 

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Ensino Religioso

 



Romanos

 

    Uma prática religiosa muito comum na Roma Antiga era a existência de santuários domésticos, onde eram cultuados os deuses protetores do lar e da família (deuses lares e penates). Templos para o culto público aos deuses também foram erguidos em diversas províncias romanas.
     Os rituais religiosos romanos eram controlados pelos governantes romanos. O culto a uma religião diferente a do império era proibida e condenada. Os cristãos, por exemplo, foram perseguidos e assassinados em várias províncias do império romano. Para realizarem seus cultos, muitos cristãos encontravam-se nas 
catacumbas romanas.
      Muitos imperadores, por exemplo, exigiram o culto pessoal como se fossem deuses. Esta prática começou a partir do governo do imperador Júlio César.

       Com seu significativo crescimento, no século IV, o cristianismo passou a ser considerada religião oficial do Império Romano. A prática do politeísmo foi, aos poucos, sendo abandonada.

 

                   Atividades

1.Desenhe como era o templo feito para os Deuses Romanos.

2.Quem controlava os rituais romanos?

3.O Cristianismos também é uma religião politeísta? Justifique sua resposta.

4.Qual era a prática religiosa mais comum na Roma antiga?



domingo, 30 de agosto de 2020

Matemática

Atividades

1- Qual é o número que deve estar no lugar da letra de cada uma das figuras?


2- Desenha uma figura para mostrares que:

3- Completa de modo a obteres frações equivalentes.


4- Completa de modo a obteres frações equivalentes.


5- Escreva duas frações equivalentes a:


6- Das três frações dadas, escolha duas que sejam equivalentes:


 

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

História

 



                                                         A escravidão no Brasil


              A escravidão pode ser definida como o sistema de trabalho no qual o indivíduo (o escravo) é propriedade de outro, podendo ser vendido, doado, emprestado, alugado, hipotecado, confiscado. Legalmente, o escravo não tem direitos: não pode possuir ou doar bens e nem iniciar processos judiciais, mas pode ser castigado e punido.

               Durante mais de 350 anos de tráfico transatlântico, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de africanos escravizados.

             Não existem registros precisos dos primeiros escravos negros que chegaram ao Brasil. A tese mais aceita é a de que em 1538, Jorge Lopes Bixorda, arrendatário de pau-brasil, teria traficado para a Bahia os primeiros escravos africanos.

           Eles eram capturados nas terras onde viviam na África e trazidos à força para a América, em grandes navios, em condições miseráveis e desumanas. Muitos morriam durante a viagem através do oceano Atlântico, vítimas de doenças, de maus tratos e da fome.

         Os escravos que sobreviviam à travessia, ao chegar ao Brasil, eram logo separados do seu grupo lingüístico e cultural africano e misturados com outros de tribos diversas para que não pudessem se comunicar. Seu papel de agora em diante seria servir de mão-de-obra para seus senhores, fazendo tudo o que lhes ordenassem, sob pena de castigos violentos.  


quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Ciências

 



Atividades

1-Explique o que se pede:

a)   fusão:

 b)   evaporação:

 c)   condensação:

 d)   solidificação:

 

2-Explique o ciclo da água na natureza.


3-Observe o esquema a seguir:


A alternativa que corresponde aos fenômenos expressos em A e B, respectivamente, é:

a) Evaporação e precipitação

b) Diluição e pluviosidade

c) Evapotranspiração e condensação

d) Transpiração orgânica e formação de nuvens

e) Bioatividade e umidificação.