sexta-feira, 7 de agosto de 2020
História
quinta-feira, 6 de agosto de 2020
Ciências
(EF05CI01) Explorar fenômenos
da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais- como
densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas,
solubilidade, respostas a força mecânica (dureza, elasticidade etc.), entre
outras.
-Perceber a influência do
volume na variação da densidade
-Indicar propriedades gerais e específicas
da matéria.
-Diferenciar as propriedades gerais e
específicas da matéria
-Classificar materiais de acordo com suas
propriedades específicas
-Perceber os diferentes estados físicos da
matéria;
-Observar como acontecem as mudanças do
estado físico da água.
-Realizar experimentos e analisá-las;
-Reconhecer cada passagem de estado físico
da matéria;
quarta-feira, 5 de agosto de 2020
Ensino Religioso
Geografia
(EF05GE01)Descrever
e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive
estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
Diferenças étnicoraciais e étnicoculturais e desigualdades sociais;
(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios;
-Perceber os problemas que geram o desemprego;
-Observar os principais fatores que acentuam a desigualdade social em nosso país;
-Apontar possíveis formas de diminuir a desigualdade social.
terça-feira, 4 de agosto de 2020
Matemática
Identificar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
- Representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
- Identificar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
- Comparar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
- Ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
domingo, 2 de agosto de 2020
Língua Portuguesa
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- Localizar informações explícitas em um texto.
Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
- Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto.
- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Realizar inferência do sentido de uma palavra ou de uma expressão em um texto.
Identificar o gênero do texto.
Realizar inferência de uma informação implícita em um texto.
Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais(de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóticos-pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com a autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
sexta-feira, 31 de julho de 2020
História
Garopaba, 31 de julho de
2020.
Os escravos africanos
Os escravos africanos e seus descendentes resistiram bravamente à
destruição da sua cultura, o que resultou na manutenção de muitos de seus
valores e costumes, ainda que adequados às exigências dos colonizadores. O
resultado dessa adequação produziu o que chamamos de sincretismo
religioso, nesse caso, o resultado da mistura de símbolos religiosos africanos
com símbolos religiosos católicos, já que a Igreja Católica era contrária às
manifestações religiosas originalmente africanas.
Por
meio de seus cultos, nos quais a reza se misturava com o batuque, com a dança e
com o canto, os negros reagiam à imposição que a Igreja Católica lhes fazia de
seu Deus, assim como extravasavam os dissabores do pesado trabalho nas lavouras
e nas minas.
Contudo,
as danças e cantos que marcavam a cultura africana e qualquer outro tipo de
cultura popular no Brasil Colônia eram vigiados de perto e considerados imorais
pelo clero católico; por isso, muitas vezes, eram misturados a manifestações
culturais de caráter sagrado.
É
inegável que houve um salto considerável em termos culturais no Brasil colonial
do período de predominância da cana-de-açúcar para o período da mineração. A
maior circulação de pessoas e de riquezas em um ambiente mais urbano do que
rural permitiu uma mobilidade social que o Brasil ainda não tinha conhecido até
o século XVIII.
Jogar
capoeira, de Rugendas. A capoeira, uma mistura de dança, jogo e luta praticada
pelos africanos e seus descendentes no Brasil, não era bem vista pela elite
colonial brasileira, o que fez com que ela fosse combatida e até proibida.
Vila
Rica (atual Ouro Preto) foi um dos principais centros das mais variadas
manifestações artísticas, chegando a comportar a primeira Casa de Ópera do
Brasil. O barroco mineiro é apontado como a maior expressão do desenvolvimento
cultural ocorrido nas Minas Gerais.
Contudo,
não podemos nos esquecer de que as manifestações culturais ocorridas no Brasil
colonial eram, em sua grande maioria, reproduções da cultura europeia, haja
vista o fato de o Brasil ser uma colônia de exploração e estar submetido ao
controle da metrópole (Portugal). Mesmo a arte popular, mais regionalizada e
desenvolvida de forma endógena, sofria o controle e as punições impostas ou
pela Igreja Católica ou pelo próprio Estado português.