sexta-feira, 7 de agosto de 2020

História



Através do link você terá acesso a sua avaliação diagnóstica, ela tem o objetivo de apontar as habilidades já desenvolvidas e as habilidades que precisamos aprimorar. Responda com calma e sem ajuda, dessa forma o diagnóstica será de acordo com o seu real desempenho, ou seja, conseguirá  apresentar o que de fato aprendeu.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Ciências



Através do link você terá acesso a sua avaliação diagnóstica, ela tem o objetivo de apontar as habilidades já desenvolvidas e as habilidades que precisamos aprimorar. Responda com calma e sem ajuda, dessa forma o diagnóstica será de acordo com o seu real desempenho, ou seja, conseguirá  apresentar o que de fato aprendeu.

(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais- como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a força mecânica (dureza, elasticidade etc.), entre outras.


-Perceber a influência do volume na variação da densidade

-Indicar propriedades gerais e específicas da matéria.

-Diferenciar as propriedades gerais e específicas da matéria

-Classificar materiais de acordo com suas propriedades específicas

-Perceber os diferentes estados físicos da matéria;

-Observar como acontecem as mudanças do estado físico da água.

-Realizar experimentos  e analisá-las;

-Reconhecer cada passagem de estado físico da matéria;


quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Ensino Religioso




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Geografia



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(EF05GE01)Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Diferenças étnicoraciais e étnicoculturais e desigualdades sociais;

 (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios;


-Perceber os problemas que geram o desemprego;


-Observar os principais fatores que acentuam a desigualdade social em nosso país;


-Apontar possíveis formas de diminuir a desigualdade social.

 

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terça-feira, 4 de agosto de 2020

Matemática


Através do link você terá acesso a sua avaliação diagnóstica, ela tem o objetivo de apontar as habilidades já desenvolvidas e as habilidades que precisamos aprimorar. Responda com calma e sem ajuda, dessa forma o diagnóstica será de acordo com o seu real desempenho, ou seja, conseguirá  apresentar o que de fato aprendeu.

  • Identificar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

 

  • Representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

 

  • Identificar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

  •  Comparar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a  pontos na reta numérica.

 

  • Ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a  pontos na reta numérica.




domingo, 2 de agosto de 2020

Língua Portuguesa



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Habilidades que serão diagnosticadas:

  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  • Localizar informações explícitas em um texto.
  • Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 

  • Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto.
  • Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
  • Realizar inferência do sentido de uma palavra ou de uma expressão em um texto.


  • Identificar o gênero do texto.

  • Realizar inferência de uma informação implícita em um texto.

  • Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais(de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóticos-pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

  • Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com a autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.


sexta-feira, 31 de julho de 2020

História



Garopaba, 31 de julho de 2020.

                                  Os escravos africanos

    Os escravos africanos e seus descendentes resistiram bravamente à destruição da sua cultura, o que resultou na manutenção de muitos de seus valores e costumes, ainda que adequados às exigências dos colonizadores. O resultado dessa adequação produziu o que chamamos de sincretismo religioso, nesse caso, o resultado da mistura de símbolos religiosos africanos com símbolos religiosos católicos, já que a Igreja Católica era contrária às manifestações religiosas originalmente africanas.

           Por meio de seus cultos, nos quais a reza se misturava com o batuque, com a dança e com o canto, os negros reagiam à imposição que a Igreja Católica lhes fazia de seu Deus, assim como extravasavam os dissabores do pesado trabalho nas lavouras e nas minas.

           Contudo, as danças e cantos que marcavam a cultura africana e qualquer outro tipo de cultura popular no Brasil Colônia eram vigiados de perto e considerados imorais pelo clero católico; por isso, muitas vezes, eram misturados a manifestações culturais de caráter sagrado.

           É inegável que houve um salto considerável em termos culturais no Brasil colonial do período de predominância da cana-de-açúcar para o período da mineração. A maior circulação de pessoas e de riquezas em um ambiente mais urbano do que rural permitiu uma mobilidade social que o Brasil ainda não tinha conhecido até o século XVIII.

 

          Jogar capoeira, de Rugendas. A capoeira, uma mistura de dança, jogo e luta praticada pelos africanos e seus descendentes no Brasil, não era bem vista pela elite colonial brasileira, o que fez com que ela fosse combatida e até proibida.

       Vila Rica (atual Ouro Preto) foi um dos principais centros das mais variadas manifestações artísticas, chegando a comportar a primeira Casa de Ópera do Brasil. O barroco mineiro é apontado como a maior expressão do desenvolvimento cultural ocorrido nas Minas Gerais.

       Contudo, não podemos nos esquecer de que as manifestações culturais ocorridas no Brasil colonial eram, em sua grande maioria, reproduções da cultura europeia, haja vista o fato de o Brasil ser uma colônia de exploração e estar submetido ao controle da metrópole (Portugal). Mesmo a arte popular, mais regionalizada e desenvolvida de forma endógena, sofria o controle e as punições impostas ou pela Igreja Católica ou pelo próprio Estado português.