sábado, 12 de setembro de 2020

ESPAÇO VERDE:DA ESCOLA À SUA CASA

 

Estamos vivendo momentos muito difíceis nesses últimos meses. Uma nova forma de aprendizagem surgiu em nossas vidas de forma avassaladora, pegando todos desprevenidos. Estávamos acostumados às nossas rotinas diárias, maneiras de trabalhar e de repente somos surpreendidos por tantas mudanças.

Embora não saibamos quando tudo isso vai terminar, a única certeza que temos é de que jamais seremos os mesmos. Que nossa visão de mundo, de vida, nossas atitudes, nada mais será igual ao que era antes dessa pandemia.

Fazer com que a aprendizagem chegue ao maior número de alunos tem sido uma tarefa árdua e, ainda estamos nos adaptando. Como disse, fomos pegos desprevenidos e, mesmo com o afastamento das aulas a seis meses ( o que é bastante), para essa grande modificação na aprendizagem é pouco tempo .

Optamos por organizar essa apostila, que tem um tema gerador “O espaço verde”, e que contempla todas as disciplinas escolares de forma clara e bastante criativa para facilitar o trabalho de todos, pais, alunos e professores e para aproveitarmos melhor as aulas on line.

A apostila está toda datada, com aulas segunda, quarta e sexta. As atividades serão realizadas e corrigidas nas aulas on line, caso aconteça de alguma atividade precisar de pesquisa ou um tempo maior, a mesma deverá ser feita depois , com calma, pelo aluno.

Ao retirar a apostila na escola o aluno NÃO deverá realizar as atividades uma após a outra, ou salteado, é necessário que aguarde as orientações da professora.

A partir do dia 14 de setembro nossas aulas on line serão organizadas da seguinte forma:



Dias

Artes

Inglês

Educação Física

Profª Itamara

 

SEGUNDA

 

 

 

9:00 as 10:00

Aulas com a turma

TERÇA

 

11:00 as 12:00

11:00 as 12:00

 

 

QUARTA

 

 

 

9:00 as 10:00

Aulas coma turma

QUINTA

9:00 as 10:00

 

 

 

 

SEXTA

 

 

 

9:00 as 10:00

Aulas com a turma

 

Espero que apreciem o nosso trabalho e que juntos possamos aprender mais sobre esse assunto tão importante.

 

BOA TRABALHO!!!!!!

 

 

 

 

DISCIPLINAS  :  TODAS  

JUSTIFICATIVA  : 

CINCO  BENEFÍCIOS  DA  HORTA  CASEIRA  PARA  O  DESENVOLVIMENTO  DO  SEU  PEQUENO 

   pensou   em   poder   colher   alguns   temperos   e   verduras   no   quintal   da   sua   casa   ou   até   em  seu   apartamento?   Ter   uma   horta   caseira   pode   soar   como   um   desafio   ou   algo   fora   do   real,  especialmente   em   grandes   cidades,   mas   isso   tem   se   tornado   cada   vez   mais   comum. Se  você   está   em   dúvida   sobre   fazer   ou   não   uma   hortinha,   saiba   que   além   de   estimular   um  estilo   de   vida   mais   saudável,   ter   uma   horta   em   casa   colabora   com   o   desenvolvimento   da  criança.  Confira  alguns  dos  benefícios  da horta  caseira: 

1.  Estimula  a  educação  alimentar

Será   que   picar   os   legumes   ou   escondê-los   no   meio   do   arroz   ou   do   ensopado   é   a   melhor  forma   de   ajudar   as   crianças   a   terem   uma   alimentação   mais   saudável?   Que   tal   vocês  começarem   a   hortinha   na   sua   casa   com   um   passeio   na   feira   ou   sacolão?   Lá,   você   pode  apresentar   os   diferentes   tipos   de   alimentos   para   as   crianças   e   mostrar   que   a   maioria   das  coisas   ali   veio   de   uma   plantação   e   que   pode   ser   reproduzida   dentro   de   casa,   em   menor  escala. 

Essa   apresentação   dos   alimentos   é   muito   importante   para   a   criança.   Pois   ela   precisa   ter  consciência   sobre   o   que   está   comendo   e   de   onde   vem   aquilo.   Depois,   vocês   podem   escolher  o   que   ali   podem   comprar   para   usar   em   casa   e   replantar.   Em   algumas   feiras,   você   vai  encontrar   mudas   de   temperos   como   cebolinha,  

 

 

manjericão,   orégano   e   tomilho   que   são  fáceis   de   plantar   e   não   precisam   de   muito   espaço,   nem   de   tanto   sol.   Muitas   raízes   e  tubérculos   também   podem   ser   replantados.   Como   a   cenoura,   a   batata,   a   beterraba   e   a  cebola.   Para   plantar   esses   alimentos,   você   vai   precisar   de   um   vaso   um   pouco   mais   fundo. 

E  também  de  um  espaço  que  tenha  mais  sol. 

 

2.  Desenvolve  o  senso  de  responsabilidade

Ter   uma   horta   em   casa   requer   cuidados.   Você   pode   deixar   a   responsabilidade   de   colocar  água   na   horta   com   as   crianças.   Elas   também   podem   ficar   encarregadas   de   avaliar   o  desenvolvimento   das   plantinhas.   Ensine   primeiro,   mostrando   a   diferença   entre   uma   planta  saudável  e  uma  não-saudável.  Depois,  peça  para  ela  ficar  de  olho  e  acompanhar. 

 

3.  Ensina  que  tudo  tem  sua  hora

Esperar uma planta crescer,   brotar   e   estar   pronta   para   consumo   é   uma   importante   lição  da   natureza   sobre   paciência.   Ao   acompanhar   o   desenvolvimento   de   sua   hortinha,   a  criança  vai  entender  com  mais  facilidade  que  as  coisas  requerem  um  tempo. 

 

4.  Ensina  a  importância  de  poupar  água

A   maioria   das   plantas   precisa   de   poucas   coisas   para   ficar   saudável   e   uma   das   mais  importantes   é,   com   certeza   a   água.   Aos   poucos   a   criança   vai   compreender   que   a   água   é  vital   não      para   pessoas   e   animais,   como   também   para   o   cultivo.   Portanto,   desperdiçar  água   não   é   um   problema   somente   para   nós.   Mas   também   para   todas   as   plantações   que  precisam  de  irrigação. 

 

5.  Estimula  o  respeito  ao  planeta

Mesmo   a   menor   das   hortinhas   é   uma   amostra   do   quão   importante   é   termos   respeito   e  cuidado   com   a   natureza.   Acompanhar   o   desenvolvimento   das   plantas,   como   elas   são  essenciais   para   nossa   vida   e   como   elas   podem   ser   frágeis,   é   uma   aprendizagem   e   tanto  para   os   pequenos.   Muitas   vezes   falamos   sobre   a   natureza

como   se   ela   fosse   algo   que     existe   fora   de   casa,   em   lugares   distantes.   Devemos   trazer   isso   para   perto.   Mostrar   que  cada   pedaço   de   terra   merece   cuidado   e   atenção.   Isso   vai   ajudar   seu   pequeno   a  compreender   de   forma   mais   fácil   sobre   a   importância   do   respeito   e   cuidado   com   o  planeta. 

 

OBJETIVOS:

               Reconhecer  a  existência  de  uma  grande  variedade  de  plantas  e  suas  utilidades; 

               Identificar  as  características  de  alguns  vegetais; 

               Relacionar  alguns  vegetais  e  sua  utilização  pelas  pessoas  e  por  outros  animais; 

               Identificar  a  origem  de  alguns  alimentos; 

               Envolver  toda  comunidade  escolar  em  um  trabalho  coletivo; 

 

               Cuidar  do  meio  ambiente  em  que  vivemos,  preservando  a  natureza  e  os  recursos  que  ela  nos  oferece; 

               Aumentar  a  produção  de  alimentos  saudáveis,  especialmente  hortaliças  para  enriquecer  a  alimentação; 

               Estimular  uma  alimentação  saudável; 

 

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Texto instrucional

 



*Atenção: Os jogos apresentados abaixo não podem ser copiados ou utilizados com um novo objetivo.


JOGO DA FORCA CONTEÚDO:

2 bases de E.V.A. compondo

 2 árvores forcas e

2 bonecos com 6 partes cada um.

2 bases de E.V.A. com letras do alfabeto e 4 suportes de montagem em E.V.A. para compor as palavras.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 2 jogadores IDADE: a partir de 6 anos.

COMO JOGAR: 1.Destacar todas as letras das bases, colocando-as em lugar acessível aos dois jogadores. Cada um separa para si 2 suportes de montagem.

2.Escolher uma base com a árvore forca, desmontando o boneco e mantendo-o ao seu lado. 3.Escolher, então, um tema: animais, objetos, cidades...

4.Montar em segredo sua palavra.

5.Decidir, por qualquer critério (podendo ser par ou ímpar), quem começará o jogo. O primeiro a jogar deverá dizer uma letra, caso a letra não conste na palavra escolhida pelo adversário, este deverá iniciar o “enforcamento”. A próxima jogada é do adversário e assim sucessivamente.

6. Se na sua vez de jogar, o jogador quiser arriscar e falar a palavra completa ele poderá fazê-lo, se acertar ganha o jogo por antecipação, porém se errar vai duas partes do boneco para a forca.

VENCEDOR: será aquele que conseguir acertar todas as letras da palavra do adversário antes de ser totalmente enforcado. Ou ser o primeiro a enforcar o boneco oponente. POSIÇÃO DE

MONTAGEM DO ENFORCADO: 1º erro: cabeça 2º erro: tronco 3º erro: um braço 4º erro: outro braço 5º erro: uma perna 6º erro: outra perna

 

 

 


Título do jogo: Esperança

 Regras: 1. Reunir os jogadores ( no mínimo, dois).

2. Um jogador deverá dizer a frase inicial: A esperança espera!

3. Cada jogador, sucessivamente, dirá uma frase respeitando o seguinte: a. a frase deve se referir a animais; b. o verbo da frase deve ser parte da palavra que dá nome ao animal.

4. Será vencedor quem fizer o maior número de frases.


quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Desafio da semana


 Texto instrucional


O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Apropriar mediante o uso, das características de um texto instrucional;

*Escrever as regras das brincadeiras respeitando as características desse tipo de texto;

*Fazer ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito;

 

 

O texto instrucional apresenta informações sobre procedimentos ou regras que devem ser seguidas pelo leitor para realizar determinada atividade: fazer uma receita de comida; participar de um jogo seguindo as regras; construir um brinquedo, etc. 

 

 

DINÂMICA DA INSTRUÇÃO

 

O tempo está passando... Seja rápido, porém, leia tudo antes de executar qualquer tarefa.

 

01Disciplina e perseverança são a chave para o sucesso.

 02)Escreva seu nome, sublinhado, no alto desta folha , à direita.

03)Levante-se da sua cadeira e dê DEZ PASSOS bem espaçados aqui dentro da sala.

04)Volte para a sua cadeira e desenhe, no verso desta folha, uma casa e uma árvore.

05)Fique de pé, em cima da sua cadeira, e pronuncie, bem alto, o seu nome.

06)Troque de lugar com outra pessoa, de preferência que não esteja perto de você.

 07)Dê um abraço em você próprio (a) e diga: Eu ME amo!

08) Agora, fique, durante, aproximadamente 20 segundos, de olhos fechados, em atitude de reflexão.

09)Abra os olhos, fique de pé, jogue suas mãos para o céu e grite: Sou uma pessoa feliz!

10) Faça dupla com outra pessoa e cante “Atirei o pau no gato... “.

11) Faça a oração do “Pai Nosso”, com as mãos postas (palma com palma), até o trecho “... assim na terra como no céu”.

12)Suba na sua cadeira, finalmente e grite “Eu sou demais!”.

13)Agora que você acabou de ler todas as questões, execute apenas a número 2..



Agora é sua vez!

Crie um jogo, não esqueça que todo jogo possui regras e principalmente um texto que instrua os jogadores.

Regras: O seu jogo precisará abordar as disciplinas de matemática, geografia, ciências e história.

Seja criativo, e mãos na massa!

 

terça-feira, 8 de setembro de 2020

7 de setembro


   A independência do Brasil

    A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.































 

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Independência do Brasil

 



*Apenas para leitura

independência do Brasil foi declarada em 1822 e esse acontecimento está diretamente relacionado com eventos que foram iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudou-se para o Brasil.

chegada da família real no Brasil ocasionou uma série de mudanças que contribuiu para o desenvolvimento comercial, econômico e, em última instância, possibilitou a independência do Brasil.

Com a chegada da família real, o Brasil experimentou, em seus grandes centros, um grande desenvolvimento resultado de uma série de medidas implementadas por D. João VI, rei de Portugal. Instalado no Rio de Janeiro, o rei português autorizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitiu o comércio entre os brasileiros e os ingleses como medidas de destaque no âmbito econômico.

Outras medidas de destaque são destacadas pelo jornalista Chico Castro:

Tomou providências, um ano após a sua chegada, para que houvesse interesse pela educação e literatura brasileiras no ensino público, abrindo vagas para professores. Instalou na Bahia uma loteria para arrecadar fundos em favor da conclusão das obras do teatro da cidade; mandou estabelecer em Pernambuco a cadeira de Cálculo Integral, Mecânica e Hidromecânica e um curso de Matemática para os estudantes de Artilharia e Engenharia da capitania; isentou do pagamento de direitos de entrada em alfândegas brasileiras de matérias-primas a serem manufaturadas em qualquer província e criou, pela primeira vez no país, um curso regular de língua inglesa na Academia Militar do Rio de Janeiro|1|.

Essas e outras medidas que foram tomadas pelo rei português demonstravam uma clara intenção de modernizar o país como parte de uma proposta que fizesse o Brasil deixar de ser apenas uma colônia portuguesa, tornando-se de fato parte integrante do Reino de Portugal. Isso foi confirmado quando, em 16 de dezembro de 1815, D. João VI decretou a elevação do Brasil para parte do Reino Unido.

Isso, na prática, significou que o Brasil deixava de ser uma colônia e transformava-se em parte integrante do Reino português, que agora passava a ser chamado de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Essa medida era importante para o Brasil e, segundo as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling, a medida tinha como objetivo principal evitar que o Brasil seguisse pelo caminho da fragmentação revolucionária – como havia acontecido na relação entre EUA e Inglaterra.

A presença da família real no Brasil havia proporcionado grandes avanços, mas, ainda assim, demonstrações de insatisfação aconteceram por meio da Revolução Pernambucana de 1817. A mudança da família real para o Brasil havia resultado em grande aumento de impostos e interferido diretamente na administração da capitania.

A Revolução Pernambucana de 1817 foi reprimida violentamente. Três anos depois de lidarem com ela, o rei D. João VI teve de lidar com insatisfações em Portugal que se manifestaram em Revolução Liberal do Porto de 1820. Esse foi o ponto de partida do processo de independência do Brasil.

Portugal vivia uma forte crise, tanto política quanto econômica, em consequência da invasão francesa. Além disso, havia uma forte insatisfação em Portugal por conta das transformações que estavam acontecendo no Brasil, sobretudo com a liberdade econômica que o Brasil havia conquistado com as medidas de D. João VI.